quarta-feira, 10 de abril de 2013

Analista de Mídias Sociais , O que faz um analista de mídias sociais , Salário : Quanto pode Ganhar

 Analista de Mídias Sociais

O analista de mídias sociais é uma das profissões de maior crescimento no mercado do marketing digital, mas afinal de contas, o que faz esse profissional e quais são suas capacitações?
 Os profissionais que estão trabalhando com as mídias sociais precisam ter muito mais conhecimento do que simplesmente estar nas redes sociais. As mídias sociais, por sua vez, trazem para o mercado um novo profissional cujos conhecimentos são advindos de prática, experimentação, e da somatória de conhecimentos advindos de outras áreas. E um profissional de mídias sociais acima de tudo é multimídia, não basta apenas tuitar!
E além do mais é necessario muito estudo e uma graduação de nivel superior em áreas relacionadas a Marketing e Tecnologia , pois o ambiente web muda a todo momento a Midia ou Rede socias  que pode ser ótima hoje em menos de seis mese já  pode não ser tão boa assim. 

            O que faz um analista de mídias sociais

Hoje vemos muitas pessoas se intitulando analistas de redes sociais ou analista de mídias sociais, mas afinal o que eles fazem? De onde eles vêm? Quais são suas atribuições? Qual é a formação de um analista de mídias sociais, o que os gabarita ao título que proclamam?
O Analista de Redes Sociais ou Analista de Mídias Sociais tem a formação superior em Jornalismo,  Publicidade ou Relações Públicas. É necessário conhecimento em: Jornalismo/Blog (boa escrita e clareza de comunicação); conectado com o mundo das redes sociais, saber usar aplicativos do Facebook. Tem que ser antenado com as notícias gerais para poder captar oportunidades para disseminar conteúdo. Elaborar textos para as redes sociais, disseminar o conteúdo em comunidades e blogs relevantes, interagir com participantes nos diferentes pontos de contato, manter contato com os principais multiplicadores em redes sociais (líderes em comunidades e blogueiros), identificar conteúdo gerado por outras pessoas que possam ser utilizados para disseminar em seus pontos de contatos, acompanhar a presença nas redes sociais (quantitativa e qualitativa), identificar crescimento da presença on-line, gerar relatórios de desempenho de campanha e garantir o fluxo de informações entre agência, cliente e redes sociais.
Analisando os requerimentos e atribuições dos profissionais de midias sociais podemos detectar algumas características que podem ser a espinha dorsal desse profissional. Ter domínio do inglês, redes sociais e ter um nível superior são requisitos essenciais. O profissional de mídias sociais tem que ser generalista, mas também especialista. Terá que analisar as conversas, tabular as informações e fazer a interpretação correta das conversações para transformá-las em ações reativas ou proativas. Os melhores profissionais serão aqueles que somam habilidades de relações públicas, analista de mercado e que têm uma visão de marketing.

Salário : Quanto pode Ganhar

A em alguns casos pessoas podem ganhar mais do que as informações abaixo mais em geral esses são os valores de um Analista de Midias Socias.
  • Estagiário: o valor da bolsa começa em torno de R$ 700,00. A carga horária é de 6 horas e praticamente você só “vigia” e dependendo da sua competência pode até adicionar ou criar as postagens. Como eu disse, vai depender muito, pois o estágio em teoria é para você aprender…  
  • Analista Junior: é o primeiro nível alcançado após o estágio. Neste momento, o analista ainda não toma decisões sozinho sobre as campanhas, se reporta aos analistas “superiores” e à gerência e cumpre tarefas básicas supervisionadas. Tempo de 0 a 6 meses na função e salário médio de R$ 1.200,00.
  • Analista Pleno: já é capaz de tomar algumas decisões sobre a campanha e auxiliar a delegação e treinamento dos estagiários do setor. Participa de reuniões e apresentações junto aos clientes, já tem vivência anterior com as ações envolvendo plataformas sociais e gestão de perfis. Tempo de 7 a 12 meses na função e salário médio de R$ 2.000,00.
  • Analista Sênior: é capaz de receber os briefings, organizar e delegar tarefas junto à equipe, criar estratégias de mídias sociais e acompanhar os resultados da gestão de perfis, assim como, a criação de relatórios e reports periódicos que mostrem aos clientes os resultados alcançados durante as ações. A parti de 1 ano na função com salário médio de R$ 3.000,00.
  • Outros Níveis: Coordenação, Gerência e Diretoria, onde a responsabilidade sobre o cliente e ganhos do departamento só aumentam. Vai depender muito da empresa e agência onde o analista trabalha e do cliente atendido. O salário nessas funções começam em R$ 3.000,00 e pode ainda haver participação nos lucros pela conquista de novos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário